Reply
Visitor
Luis1312
Registered: 02-08-2012

troubles with my project

Olá ,

Tenho um projeto que visa trabalhar com deficientes visuais. Pretendo trabalhar com SENSORES de profundidade e infravermelho.

Minha ideia é detectar um desnível no solo e quando isso ocorrer, o celular vibrar ! 

COMO eu faço para enviar um sinal do sensor para o celular ? Existe algum código para isto ?

Obrigado !

Please use plain text.
Motorola
danielbfranco
Registered: 02-03-2012

Re: troubles with my project

[ Edited ]
Fala Luis!
Antes de decidir sobre qual sensor utilizar, um pouco de informação:
  • Sensores Infravermelho: são mais baratos, porém quanto a detectar obstáculos não são tão bons. Além disso são problemáticos para detectar objetos escuros.
  • Sensores Ultrassônicos (ou sonar): São mais caros, porém são mais eficientes para detectar objetos. Além disso são mais recomendados para se usar durante o dia na luz do sol.
Quando conversamos pessoalmente você disse que seu projeto deveria funcionar na rua, durante o dia. Dessa forma o Sonar parece mais adequado. Sobre o envio de informações do sensor para o celular, sugiro que você trabalhe com Arduino, já que o custo é baixo e de fácil aprendizado.
Abaixo o que você vai precisar.
Hardware:
  • 1 uma placa arduino básica (pode ser uma Arduino UNO)
  • 1 sensor ultrassonico
  • 1 placa bluetooth para Arduino
  • 1 telefone Android com bluetooth
Software:
  • Motodev Studio 3.1.0 ou superior
  • Arduino IDE
  • Amarino Tool Kit
Como juntar tudo isso?
No código Arduino você vai precisar baixar a biblioteca MeetAndroid. É com ela que você vai transmitir os dados do sensor para o celular. 
No código Android você vai usar a biblioteca Amarino, que vai ser responsável pela comunicação bluetooth com o Arduino.
Existe também uma aplicação Android do Amarino para testar as conexões com a placa.
Minha dica é: faça os tutoriais da página do Amarino, eles dão instruções passo-a-passo de como chegar lá.
Bons códigos! :smileyhappy:
Daniel.
Fontes e links:
Please use plain text.
Visitor
Luis1312
Registered: 02-08-2012

Re: troubles with my project

GRANDE DANIEL ! kkkkkkkkkk 

Cara, muito obrigado MESMO pela ajuda . Pode ter certeza que a partir disso direcionarei meus estudos .

Please use plain text.